terça-feira, 31 de agosto de 2010

TARTARUGAS DO DELTA








Apesar de o litoral do Piauí ser o menor do Brasil, a sua beleza não deixa a desejar assim como as surpresas que você encontra nesses 66 km. Para quem não sabe o litoral do Piaui é um ponto de desolva de tartarugas marinhas e para proteger essas espécie e auxiliar as comunidades litorâneas sobre a sua importância e o cuidado com o meio ambiente foi criado o grupo Tartarugas do Delta.


Esse grupo desenvolve atividades de pesquisa com propostas de conservação das tartarugas marinhas na região do Delta do Parnaíba, mais especificamente no litoral piauiense.Estudos ecológicos das tartarugas marinhas são escassos ou inexistentes para a região do Delta do Rio Parnaíba. Neste contexto, o Grupo Tartarugas do Delta realiza atividades de pesquisa e campanhas de educação ambiental com o objetivo de repassar informações sobre a extinção das tartarugas marinhas.


A equipe é composta por  Kesley Paiva, Werlanne Mendes, Roberta Leite, Herbert ( Quadrado),  Rebeca Machado, Manoel Neto e colaboradores distribuídos nas praias do litoral piauiense, os colaboradores são fundamentais para o desenvolvimento do trabalho pois alertam encalhes e ajudam no resgate das espécies.Um dos destaques neste trabalho é Herbert "QUADRADO", que faz o monitoramento na faixa praial da praia da Pedra Sal e é bastante dedicado a esse trabalho pois com sua ajuda várias tartarugas foram salvas seja pela o desencalhe como também na proteção dos locais de desova.




O grupo realiza monitoramento de praia com o objetivo de encontrar informações que descrevam a ocorrência de tartarugas marinhas em nosso litoral. Geralmente o trabalho é realizado durante o dia, porém, alguns monitoramento são desenvolvidos à noite, principalmente no período reprodutivo.Além do monitoramento o grupo realiza palestras, trabalhos sociais a respeito da espécie, portanto se você tiver relatos de tartarugas marinhas encalhadas nas praias do Litoral do Piauí ligue para o grupo tartarugas do Delta eles vão rapidamente ao resgate.

CURIOSIDADES


Atualmente, apenas sete espécies de tartarugas marinhas sobrevivem, e encontram-se criticamente ameaçadas de extinção, a maioria distribuída através dos oceanos tropicais, sendo que duas espécies têm distribuições restritas no nordeste da Austrália, Golfo do México e Atlântico Norte. As outras cinco espécies podem ser encontradas no Brasil: Cabeçuda, verde, oliva, de couro e de pente. Nosso litoral é frequentado pela tartaruga verde, de pente e de couro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário