DELTA

O delta do Parnaíba é um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam as seguintes barras: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico. Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos de lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece. 

A região do delta do Rio Parnaíba cobre 2.700 km² de área, dos quais 35% pertencem ao Piauí e 65%, ao Estado do Maranhão. É hoje o maior produtor de caranguejos do país, e as suas belezas naturais têm atraído turistas do mundo inteiro.O Delta também faz parte de uma Àrea de proteção Ambiental denominada- APA uma unidade de conservação que se estende na zona costeira de Paulino Neves no Maranhão até Barroquinha no Ceará.
 Existem vários Roteiros pra se conhecer o Delta.
  • PASSEIO DO BARCO GRANDE: O passeio do barco tradicional (Barco com Grande com capacidade de 60 até 80 Pessoas) Saí do Portos dos Tatus ás 09 Horas da manhã e retorna ás 04:00 da tarde, passando pelos Rio Parnaíba, igarapé dos Periquitos até a Iha do Poldros com parada na caída no Morro para se deliciar com a caranguejada. 
  • PASSEIO DE LANCHA RÁPIDA: É um passeio mais restrito com capacidade de até 12 pessoas, saindo do porto dos Tatus ás 08:00 e retornando ás 12:00, ou saindo ás 14:00h e retornando ás 17:30. São 4horas e meia  de passeio pelos igarapés, ilhas, Dunas com possibilidades de ver muitos animais, com mais emoção e adrenalina o passeio de Lancha rápida é ótimo para que gosta de ver a natureza de perto.
OBS: Existem Pousadas com restaurantes na Ilha das Canárias onde você pode parar para o almoço, lanche ou tomar alguma bebida.