quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MOVIMENTO DAS MARÉS

É um tema interessante, que participa do cotidiano principalmente das pessoas que moram próximo a praia, mais especificamente na orla ou faixa praial, assim como as pessoas que a freqüentam e utilizam o mar como um fonte de renda.O movimento das marés é um fenômeno natural que sofre influencia da lua e da posição terrestre, ou seja, o posicionamento do globo terrestre em relação a lua. 

De acordo com a revista Mundo Estranho da editora Abril a Lua não produz esse efeito sozinha. Os movimentos de subida e descida do nível do mar, as chamadas marés também sofrem influência do Sol, dependendo da intensidade da força de atração dele e da Lua sobre o nosso planeta. 


Foto: Ricco Lima

Para o site curi física A força gravitacional que age sobre a Terra é a causa do efeito das marés, principalmente nas luas nova e cheia, pois é neste período que os astros Terra, Lua e Sol estão alinhados, ou seja, a força gravitacional devido à Lua e ao Sol somam-se, no entanto nas luas minguante e crescente a posição do Sol e Lua formam um ângulo de noventa graus, prevalecendo assim a força devido a Lua, embora a atração do Sol (maré solar) minimize a maré lunar com pouca intensidade. Tal fenômeno faz com que as águas dos oceanos de todo planeta “subam” devido à atração gravitacional da lua.

Esses fenômenos provocam as ressacas marítimas que muitas das vezes destroem, estruturas construídas próximas a faixa praial. Desta forma causando prejuízos, pois há um número grande de construções em todo litoral brasileiro próximo as praias, e quando há o aumento das marés eles são atingidos. Nos últimos anos esse efeito estar sendo mais "devastador" já que o aquecimento do Globo terrestre estar causando o aumento do nível do mar, um artigo publicado no site terra afirma que:  O aumento do nível dos mares se duplicou nos últimos 150 anos.

Um bom exemplo é praia da Pedra do Sal, localizada no norte do Piauí no ponto mais extremo, nos últimos 20 anos as ressacas provocaram mudança na estrutura da praia, pois a cada ano o avanço do mar em relação a praia cresce mais, neste sentido as construções próximas a orla sofreram desgastes nos períodos de marés nas luas cheia e nova. A última maior ressaca aconteceu no mês de agosto de 2009, e atingi as barracas, nesse mesmo mês de agosto a primeira ressaca já atingiu algumas barracas os ventos fortes também ajudam no avanço, pois o mar fica mais revolto. 

REFERÊNCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário