PARNAÍBA

Conhecida como princesa do Delta, é a principal entrada para uma das belezas naturais mais exóticas do Brasil, o Delta do Parnaíba, com mais de 75 ilhas é o único em mar aberto das Américas, berçário da vida ecológica e pólo de ecoturismo. 

Além do valor natural, a cidade encanta a todos pelo seu conjunto arquitetônico colonial e o complexo cultural Porto das Barcas. Hoje, Parnaíba é uma cidade turística onde são encontrados excelentes serviços em gastronomia, recepção, entretenimento e agenciamento tudo para melhor servir e satisfazer o visitante.


 HISTÓRIA 
Antes de ser colonizada, Parnaíba e toda região do Delta era habitada por índios tremebés, conhecidos como homens peixes por serem habilidosos nadadores.Conta-se que um dos desbravadores  em na sua passagem pelo rio Parnaíba teve seu barco naufragado perdendo uma grande quantia em ouro e especiarias até hoje não encontrados.

Por causa da Carta Régia de 1701 que só permitia a criação de gado a uma distância de 10 léguas do litoral, a economia da futura província do Piauí era interiorizada uma vez que a pecuária era sua base. Além disso, essa determinação obrigou comerciantes e contrabandistas a usarem o rio Parnaíba como via transportadora já que era inviável o doloroso trajeto terrestre. Diante disso criou-se um entreposto para a guarda de animais e acondicionamento da carne bovina, a esse local foi dado o nome de Porto Salgado ou das Barcas no qual que acabou propiciando o desenvolvimento de uma indústria charqueadora na região e de um dos núcleos que deram origem a cidade de Parnaíba.


O outro núcleo gerador da cidade foi o arraial Testa Branca que anteriormente era uma fazenda de gado que não oferecia chances de desenvolvimento. Em 20 de setembro de 1759, João Pereira Caldas, o então governador da província do Piauí, fundou a vila de São João da Parnaíba e misteriosamente escolheu como sede o arraial Testa Branca, com a promessa nunca cumprida de que fossem construídas 59 casas o que acabou gerando insatisfação nas comunidades adjacentes do Porto das Barcas.

Em 1769 a Câmara, instalada na região portuária que administrava a vila proibiu a construção de novas edificações em Testa Branca e no ano seguinte, o governador Gonçalo Botelho de castro, transferiu definitivamente a sede para o porto. Foi também em 1770 que iniciou-se a construção da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça que hoje é uma das poucas catedrais em estilo barroco do Estado. 

 Em 1822, Parnaíba aderiu à independência da colônia, por ter sido a primeira Vila do Norte do Brasil a proclamar a Independência, Parnaíba foi agraciada pelo Imperador Dom Pedro I, com o honroso título de “A Metrópole das Províncias do Norte” e Simplício Dias da Silva convidado a ser o primeiro Presidente da Província do Piauí. Fidié na tentativa de impedir o movimento de independência veio para Parnaíba, porém, não encontrou ninguém, pois todos haviam fugido para a cidade de granja no Ceará, então voltou para Oeiras na época capital do Piauí. 

Durante o percurso nas mediações do município de Campo Maior encontrou populares  armados de pedras e paus para atacar a tropa de Fidié, esse evento foi conhecido como batalha do Jenipapo no qual enfraqueceu Fidié e logo sua rendição já na cidade de Caxias Maranhão, colaborando para independência do Piauí comemorada no dia 19 de outubro. 

Durante toda a história da cidade foram construídos casarões que mostravam o tempo áureo da economia como a Casa Inglesa, a Praça das graças, a catedral matriz, igreja do rosário ente tantos prédios históricos de nossa cidade. 


COMO CHEGAR
  Há dois caminhos para se chegar a Parnaíba, pela Br343 que liga a capital Teresina a Parnaíba e se estende á Luís Correia. O segundo acesso é pela Br 402 que liga ao estado do Ceará e as praia de Barra Grande e Cajueiro da Praia.

AVIÃO
 Atualmente não há vôos diretos a Parnaíba, porém as cidades de Teresina e Fortaleza são locais de embarques e desembarques de aeronaves, portando você pode optar a fazer um translado de ônibus ou de carros disponíveis das agências de viagem. 

ÔNIBUS

Na rodoviária de Parnaíba sai diariamente ônibus para as cidades do Nordeste e outras cidades brasileiras. 




CARRO
As Br 343 e 402 ligam a diretamente a cidade e são as únicas vias de acesso terrestre