terça-feira, 14 de setembro de 2010

OS VENTOS DO NORDESTE

Esse ano demorou, mas o vento chegou com com força total. Nos meses de agosto a dezembro os ventos sopram mais forte no nordeste, isso se deve a maior intensidade dos ventos alísios que chegam as regiões litorâneas do Brasil.  
De acordo com site infor escola os ventos alísios são originados do deslocamento das massas de ar quente das zonas de alta (trópicos) para as zonas de baixa pressão (equador).Na região da linha do Equador, devido ao aquecimento constante e quase uniforme é formada uma zona de baixa pressão (chamada de ZCIT – Zona de Convergência Intertropical) para a qual se deslocam os ventos alísios de sudeste, vindos do hemisfério sul, e os ventos alísios de nordeste, vindos do hemisfério norte. 

Neste sentido, o vento costuma a ter mais força nos locais próximos a linha do equador, já que a massa de vento se desloca para a linha. Com isso os estados da região nordeste próximos a linha equador recebe ventos que sopram até 40 km por hora, fazendo do nordeste o melhor pico para a prática do kite surf.

Os estados do Maranhão, Piauí, Ceará estão nas cenas das maiores competições de kite nos últimos anos. O evento é completamente favorável para a prática do esporte e facilita na hora de fazer manobras  por causa de sua força. O Piauí é um dos picos com maior incidência e revela picos (lugares) perfeitos para a prática do esporte.



Por todo o litoral do Piauí há espaço para velejar, alguns com condições perfeitas como é o caso da Praia de Barra Grande e Coqueiro, locais mais frequentados pelos kites surfistas. Além desses locais a praias quase desertas como Maramá e Macapá onde há um baia com águas claras que deixa o visual mais aluciante.

Quem gosta de mais emoção com ondas fortes e irregulares para praticar kitewave, o lugar certo é a praia da Pedra do Sal, onde nessa temporada de vento as ondas ficam maiores e mais fortes, perfeito para quem gosta de adrenalina e manobras radicais com explosão. O Delta do Parnaíba também não deixa a desejar e as pipas no céu deixa o visual sensacional, a ilha dos Poldros é ideal para o velejo já que recebe o vento da parte mais extrema do Delta.


Não é atoa que muitos kites surfistas que correm campeonatos brasileiros e mundiais vem treinar no mar e nos ventos do Piauí, aqui tem uma das mais perfeita condições para evoluir e treinar manobras assim aprender a praticar o esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário