segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Iphan e prefeitura restauram a Casa Grande de Simplício Dias

A Casa Grande de Simplício Dias, um dos prédios de maior valor histórico de Parnaíba, será restaurado a partir desta segunda-feira, 13 de setembro. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada na sexta-feira passada (10) pelo prefeito da cidade e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí, a arquiteta Diva Figueiredo.

Para que o prédio tenha todas as suas características resgatadas ou preservadas, o Iphan vai investir 951 mil, 611 reais e 37 centavos. Segundo a superintendente Diva Figueiredo o trabalho de restauração será minucioso por se tratar de edifício com quase três séculos, apresentando um estilo arquitetônico de época, o que exige muita pesquisa antes de qualquer intervenção.

A título de informação a Casa Grande de Simplicio Dias foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.

Fonte: www.cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário