segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CURIOSIDADES SOBRE OS MANGUEZAIS

Os manguezais são ecossistemas naturais presentes nas regiões quentes do planeta. Quanto mais perto da linha do Equador mais o ambiente é favorável ao crescimento dos manguezais. Mais ao Norte, a partir do litoral do Piauí, no Delta do rio Parnaíba, os manguezais alcançam até 30 metros.


A presença dos manguezais atrai animais, principalmente aves migratórias, que encontram nessas florestas de difícil acesso um local seguro para o abastecimento de suas energias, acasalamento e nidificação. Onde tem manguezal tem produção de caranguejos, camarões, pesca abundante e água marinha enriquecida com sais minerais e matéria orgânica. Os manguezais têm diretamente uma valiosa função econômica e sustentável porque fornecem uma rica alimentação protéica para a população litorânea brasileira: a pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos (mexilhões) são a principal fonte de subsistência para os moradores do litoral, chamados de caiçaras.

No Brasil os mangues são protegidos por Leis Federais porque são verdadeiros berçários biológicos da vida marinha.É proibido derrubar mangue. Isso é crime ambiental federal. Os mangues contribuem para formação de um ambiente aquático rico em nutrientes orgânicos, essenciais para a reprodução animal, alimentação de larvas e alevinos nos primeiros instantes da vida animal de dezenas de espécies de frutos do mar, compondo e tecendo uma verdadeira e rica teia alimentar. Tudo está ligado a tudo. 


3 comentários: