Quando se pensa em caranguejo imaginamos ele saindo da panela pronto para quebrar e comer, o tradicional caranguejo no Toc-Toc. Mas há vários modos de apreciar o sabor desta iguaria que fascina muitos turistas quando vêem ao litoral do Piauí, a casquinha do caranguejo é um prato da culinária piauiense bastante simples de preparo e ótimo como tira gosto ou até mesmo com refeição, veja o modo de preparo.
INGREDIENTES:
- ½ kg de carne de caranguejo
- 20 casquinhas de caranguejo
- 2 cebolas
- 2 tomates
- 3 dentes de alho
- 1 pimentão
- ½ copo de vinagre branco
- 1 ruma de pimenta-do-reino
- 1 ruma de cominho
- 1 ruminha de sal
- Azeite de oliva a gosto
MODO DE PREPARO
- Colocar a cebola picada para dourar, depois acrescenta os demais temperos, (pimenta, cominho, alho picado) com ½ copo de vinagre
- Colocar o cheiro verde, os tomates esmagados, o pimentão cortado em pedacinhos
- Quando o tempero estiver bem cozido, acrescente o azeite de oliva a gosto (pelo menos 3 colheres)
- Depois acrescenta-se a carne de caranguejo e ferva por 5 minutos
- Encha as casquinhas de caranguejo e enfeite-as com folhas de salsa
- Informações Adicionais
- Atenção: Não confunda caranguejo com siri. O primeiro é bicho do mangue, coisa em extinção. O segundo é do mar. Se você quer conhecer a casquinha de siri, a receita também está aí. O que não dá para aceitar é a casquinha de caranguejo ou a de siri, que é servida sem a casquinha, em recipientes de louça ou em conchinhas do tipo Vieiras. Rendimento: Para 20 pessoas, se cada um se contentar com uma casquinha, e se o cozinheiro não comeu nenhuma enquanto preparava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário