segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIA DO TURISMÓLOGO

A famosa Pergunta. O que o Turismólogo faz?Portanto no dia do Turismólogo, o Litoral do Piauí faz um breve comentário sobre esse profissional novo no mercado. Para se construir uma obra, seja ela média ou de grande porte necessita-se de uma arquiteto, pois ele é responsável pelo projeto para supervisão, planejamento, controle  e execução de obras de arquitetura, da mesma forma é o turismólogo para um destino turístico.
Este profissional é formado para lapidar ou melhor, estruturar o destino e a empresa para atender a demanda, procurando ao máximo facilitar e passar boas experiências na prestação de serviços oferecidos. Por isso é um profissional interdisciplinar ou seja, deve ter o conhecimento de tudo um pouco, seja na área administrativa, na área de tecnologia de informação, seja na culinária, hotelária, línguas entre outros. 
Para o destino turístico o turismólogo tem o papel de planejar ações que possam suprir e satisfazer as necessidades que o visitante tem ao chegar no destino, seja de que segmento for. Muitas das vezes um destino é explorado de maneira incorreta pelo fato de não ter planejamento prévio, Por exemplo: Um lugar que possui atrativos naturais, afastado do perímetro urbano e possui uma comunidade nativa que pouco tem contato com a cidade, de repente um empresário ver nesse lugar a oportunidade de fazer turismo, então para se explorar o turismo neste local sem causar grandes danos é ideal que se consulte um turismólogo para analisar a maneira mais favorável de utilizar o ambiente sem causar grandes impactos e buscando benefícios para o empresário como para a comunidade local.

E como todo ano a Universidade Federal do Piauí comemora essa data através da troca de conhecimentos, com mestres, doutores, graduados e acadêmicos da área de turismo e áreas afins, com eventos de cunho científico. Esse ano estar sendo realizado o Simpósio de Turismo do Delta do Parnaíba, até o dia 29 terá ciclo de  palestras, apresentação de trabalhos e mini-cursos.
A abertura oficial foi nesta segunda dia 27, no auditório da UESPI, a galera estava bem concentrada nas palestras, que abordam temas relacionados ao patrimônio cultural, o evento continua nos dias 28 e 29 na UFPI.
   
Mais informações acesse: http://simposiodeturismoufpi.blogspot.com/

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário