sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAJU E SEUS DERIVADOS

De aparência exótica, aroma agradável e sabor singular, o caju é uma iguaria perfeita para colorir, perfumar, enriquecer e diversificar pratos da culinária tropical. A referência sensorial e nutricional da faz desta uma das "frutas" nativas de maior potencial para o cultivo sustentável no território brasileiro, juntamente com a castanha.


Porém ao contrário do que muitos pensam, o caju não é um fruto, e sim um pseudofruto, sua polpa de coloração que varia do amarelo ao vermelho, é apenas o receptáculo da castanha de caju, o verdadeiro fruto do cajueiro com um alto valor nutritivo, relacionado, principalmente, ao elevado teor de vitamina C. 

O cajueiro é uma planta rústica e típica de regiões de clima tropical, no nordeste brasileiro ele é encontrado em bastante abundância, a maior época de colheita do caju se dar principalmente nos meses de agosto, setembro e outubro. Por ser uma planta rica em energia e  bastante saborosa ele se deriva na elaboração de diversos produtos como: doces, tortas, sorvetes, sucos e até bebidas. 
Um exemplo de derivado do cajú é a cajuína uma bebida, sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju. Com uma cor amarelo-âmbarresultante ela é preparada de maneira artesanal. Por ser uma bebida saborosa e refrescante ela chama atenção de turistas e degustadores de bons drinks, vendido em garrafas de vidro em restaurantes e bares em todo o Piauí, a cajuína é um suco de caju filtrado e clarificado. 

CURIOSIDADES
  • Processo de fabricação da cajuína
Antes de ser comercializada, a cajuína passa por um processo de caramelização dos açúcares do caju, tornando-a mais adocicada que um suco de caju comum.O processo de preparo da cajuína inicia-se com a lavagem de cajus maduros em água corrente. Em seguida, extrai-se o suco da polpa. Adicona-se ao suco gelatina 100% natural para facilitar a separação do suco da polpa do caju. O líquido é decantado para que sejam eliminadas as impurezas. Em seguida, o suco é filtrado em pano de algodão ou feltro. Segue-se o engarrafamento e a pasteurização. A cajuína é então armazenada em local arejado ou guardada na geladeira para ser consumida bem geladinha.

DICAS
Para você fazer um bom drink vai a dica: É simples e fácil Misture uma dose de mangueira (Cachaça típica do Piauí) em uma taça ou copo de cajuína, a mistura doso sabores deixa um gosto agradável a bebida, ótimo para beber com os amigos especialmente em lugares frios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário