quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ROTA DAS EMOÇÕES

A Rota das Emoções é o primeiro consórcio de turismo interestadual e é considerado um dos principais destinos de ecoturismo e de turismo de aventura do Brasil. O roteiro que envolve, sol, mar, dunas,manguezais e aventura em um trecho de aproximadamente 320 quilômetros. É o Projeto Roteiro Turístico Integrado que reúne belezas naturais como a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI); o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA).



A Rota das Emoções está localizada no nordeste do Brasil na costa dos estados do Ceara,Piauí e Maranhão compreendendo a região de Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Veja algumas imagens por Morais Brito


























Saiba como conhecer a Rota das Emoções com conforto, segurança e bastante aventura confira os pacotes da Clip Turismo. Av. Getúlio Vargas (Porto das Barcas).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIA DO TURISMÓLOGO

A famosa Pergunta. O que o Turismólogo faz?Portanto no dia do Turismólogo, o Litoral do Piauí faz um breve comentário sobre esse profissional novo no mercado. Para se construir uma obra, seja ela média ou de grande porte necessita-se de uma arquiteto, pois ele é responsável pelo projeto para supervisão, planejamento, controle  e execução de obras de arquitetura, da mesma forma é o turismólogo para um destino turístico.
Este profissional é formado para lapidar ou melhor, estruturar o destino e a empresa para atender a demanda, procurando ao máximo facilitar e passar boas experiências na prestação de serviços oferecidos. Por isso é um profissional interdisciplinar ou seja, deve ter o conhecimento de tudo um pouco, seja na área administrativa, na área de tecnologia de informação, seja na culinária, hotelária, línguas entre outros. 
Para o destino turístico o turismólogo tem o papel de planejar ações que possam suprir e satisfazer as necessidades que o visitante tem ao chegar no destino, seja de que segmento for. Muitas das vezes um destino é explorado de maneira incorreta pelo fato de não ter planejamento prévio, Por exemplo: Um lugar que possui atrativos naturais, afastado do perímetro urbano e possui uma comunidade nativa que pouco tem contato com a cidade, de repente um empresário ver nesse lugar a oportunidade de fazer turismo, então para se explorar o turismo neste local sem causar grandes danos é ideal que se consulte um turismólogo para analisar a maneira mais favorável de utilizar o ambiente sem causar grandes impactos e buscando benefícios para o empresário como para a comunidade local.

E como todo ano a Universidade Federal do Piauí comemora essa data através da troca de conhecimentos, com mestres, doutores, graduados e acadêmicos da área de turismo e áreas afins, com eventos de cunho científico. Esse ano estar sendo realizado o Simpósio de Turismo do Delta do Parnaíba, até o dia 29 terá ciclo de  palestras, apresentação de trabalhos e mini-cursos.
A abertura oficial foi nesta segunda dia 27, no auditório da UESPI, a galera estava bem concentrada nas palestras, que abordam temas relacionados ao patrimônio cultural, o evento continua nos dias 28 e 29 na UFPI.
   
Mais informações acesse: http://simposiodeturismoufpi.blogspot.com/

  

SIMPÓSIO DE TURISMO DO DELTA DO PARNAÍBA

Nesta segunda feira no auditório da UESPI começa o Simpósio de Turismo do Delta do Parnaíba, realizado pelos acadêmicos do Sétimo período do Curso de Turismo da UFPI. O simpósio fica no lugar da Semana do Turismo realizada desde 2007, são eventos de cunho científico com discussões e debates sobre temas da atualidade que envolvem a atividade do turismo. Esse ano o tema será patrimônio cultural, a abertura será hoje ás 14:00 com a Palestra: Teoria do Espaço Social de Milton Santos e o Turismo com o professor Doutor Neio Lúcio de Oliveira Campos, Geógrafo e doutor em Planejamento Urbano e Regional. Professor Adjunto do Departamento de Geografia e diretor do Centro Excelência em Turismo, da Universidade de Brasília - UnB.



O evento acontece até o Dia 29 de Setembro. Palestras e mini-curos estão a disposição dos interessados, lembrando que ainda da tempo de fazer  inscrições na UFPI de Parnaíba em frente ao auditório e no auditório da UESPI. Para encerrar com muita animação terá a festa Turisgolada com a banda zouk, bugiganga e gibão de couro dia 29/09 quarta-feira. na FABRICA,ingressos: R$ 5,00

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO ACESSE: http://simposiodeturismoufpi.blogspot.com/

sábado, 25 de setembro de 2010

BOAS ONDAS NO CURVÃO (PEDRA DO SAL)


O lado bravo da praia da Pedra do Sal é ótimo para o surf o ano todo, ondas fortes e frequentes fazem a alegria da galera, mas muitos esperam a temporada do curvão chegar. O curvão é outra Faixa de praia que se estende em direção ao Delta do Parnaíba lado Oeste da Pedra do Sal, porém as ondas não são frequentes. Nos meses de Outubro a Dezembro quando os ventos fortes chegam ao Nordeste o curvão acorda e pode esperar, que ondas de qualidade iram surgir. 
 Neste Sábado a maré subiu 3.1 e com o vento forte e maré de lua cheia as ondas começaram a surgi no pico, no período da tarde rolou boas ondas e muitos surfistas decidiram cair, apesar da maré estar puxando um pouco o mar não deixou a desejar e proporcionou uma boa tarde de surf, amanhã as ondas prometem estar melhores com altura de 1.4. 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

LIVRO DE MANDU LADINO

O médico e escritor Anfrísio Neto Castelo Branco recebeu e-mail do ator global Paulo Betti elogiando o livro Mandu Ladino, segundo ele, de "excelente qualidade e narrativa maravilhosa".Paulo Betti diz ainda no e-mail que está resumindo ao mínimo cada capítulo para ter uma noção de como contar a história, que ele pretende transformar em um roteiro cinematográfico para um projeto de longa metragem. Ele diz ainda que está obedecendo fielmente a forma do livro, começando pelo massacre da aldeia dos Abelhas. O ator conclui dizendo que assim que puder volta ao Piauí para falar com o autor.O romance conta a história da brutal exterminação dos índios no Piauí.





Piauí.Fonte: DP / Blog do Pessoa


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PASSEIOS PELOS IGARAPÉS

O Delta do Parnaíba é o maior arquipélago fluvio-marinho do Litoral brasileiro, são mais de 70 ilhas, que se encontram formando um dos ecossistemas mais rico do planeta. Cenários que não dar pra ser visto apenas em um dia. Portanto existem diversos tipos de passeios que podem ser feitos, desde o mais convencional ao mais radical. 
          Foto: Menor Anfíbio da Região (1,5 cm)
                                                    
                                         Foto: Planta Nativa
Um desses passeios é realizado por condutores locais, da Ilha de Santa Isabel. O contato com a natureza se torna mais próximo e mais emocionante com possibilidades de ver cobras, jacarés, macacos, anfíbios existentes nesta região. O passeio saí do porto dos Tatus em um Barco Típico da Região chamado Chalana ou toc-toc com destino a igarapés mais estreitos onde a passagem se dar apenas por canoas, dentro destes igarapés são avistados,plantas nativas, macacos, cobras,pássaros e outros animais que habitam a área próxima ao igarapé. Geralmente este passeio é indicado a pesquisadores da área biológica, ambiental e geológica que vão a região realizar estudos e pesquisas científicas ou para turistas que gostam de algo emocionante. 
Foto: Cachu de Juçara ou Açai 
Lembrando que os barcos são totalmente seguros e os guias são especializados neste tipo de passeio, com treinamento de segurança na selva e primeiros socorros passando total segurança aos que optam por visitar estes igarapés. 
                                                    
             Foto: Igarapé

Foto: Cobra jibóia nos mangues

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CURIOSIDADES SOBRE OS MANGUEZAIS

Os manguezais são ecossistemas naturais presentes nas regiões quentes do planeta. Quanto mais perto da linha do Equador mais o ambiente é favorável ao crescimento dos manguezais. Mais ao Norte, a partir do litoral do Piauí, no Delta do rio Parnaíba, os manguezais alcançam até 30 metros.


A presença dos manguezais atrai animais, principalmente aves migratórias, que encontram nessas florestas de difícil acesso um local seguro para o abastecimento de suas energias, acasalamento e nidificação. Onde tem manguezal tem produção de caranguejos, camarões, pesca abundante e água marinha enriquecida com sais minerais e matéria orgânica. Os manguezais têm diretamente uma valiosa função econômica e sustentável porque fornecem uma rica alimentação protéica para a população litorânea brasileira: a pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos (mexilhões) são a principal fonte de subsistência para os moradores do litoral, chamados de caiçaras.

No Brasil os mangues são protegidos por Leis Federais porque são verdadeiros berçários biológicos da vida marinha.É proibido derrubar mangue. Isso é crime ambiental federal. Os mangues contribuem para formação de um ambiente aquático rico em nutrientes orgânicos, essenciais para a reprodução animal, alimentação de larvas e alevinos nos primeiros instantes da vida animal de dezenas de espécies de frutos do mar, compondo e tecendo uma verdadeira e rica teia alimentar. Tudo está ligado a tudo. 


sábado, 18 de setembro de 2010

CAMPEONATO FREE STYLE

Sábado e Domingo nos dias 18 e 19 de Setembro, vai rolar na praia do Coqueiro o campeonato de Kite surf e surf, FREE STYLE, este é o primeioevento realizado pelo grupo nativo de kite do coqueiro da praia, as categorias vai desde a iniciante até a master. Atletas de todo o litoral do Piauí vão se encontar no evento unindo os esportes aquáticos mais praticados no litoral, dentre os participante da competição estão José Antonio Tempim e Lucas Mateus que fizeram ótimas participações no circuito Pena Surf Nordeste.
O motivo do evento é divulgar o potencial que a praia do Coqueiro têm para o kite surf, apoiar o esporte e buscar patrocínio para os atletas locais, assim Fala Romulo Damaceno, um dos realizadores do evento e membro da Free Style.
 No primeiro dia o vento veio com bastante força e deixou a competição mais acirrada e difícil, os atetlas possuem um nível bem elevado e realizam manobras que poucos conseguem donimar. Dentre os competidores que se destacam na competição estão Eliarde e Wind da Barra Grande, Brizola e Jorde da Praia do Coqueiro, que arrepiaram no ar, deixando a moçada que estava em peso vibrando com cada manobra finalizada.Os atletas de surf da Praia da Pedra do Sal estão já nas finais e vão batalhar para levar o Título entre eles se destacam Patrick Alves e  Diego Jhon John.
CONFIRA MAISS FOTOS DO EVENTO
CLIQUE ->AQUI

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CULINÁRIA REGIONAL - Casquinha de caranguejo

Quando se pensa em caranguejo imaginamos ele saindo da panela pronto para quebrar e comer, o tradicional caranguejo no Toc-Toc. Mas há vários modos de apreciar o sabor desta iguaria que fascina muitos turistas quando vêem ao litoral do Piauí, a casquinha do caranguejo é um prato da culinária piauiense bastante simples de preparo e ótimo como tira gosto ou  até mesmo com refeição, veja o modo de preparo.

INGREDIENTES:

  • ½ kg de carne de caranguejo
  • 20 casquinhas de caranguejo
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • 3 dentes de alho
  • 1 pimentão
  • ½ copo de vinagre branco
  • 1 ruma de pimenta-do-reino
  • 1 ruma de cominho
  • 1 ruminha de sal
  • Azeite de oliva a gosto

MODO DE PREPARO


  1. Colocar a cebola picada para dourar, depois acrescenta os demais temperos, (pimenta, cominho, alho picado) com ½ copo de vinagre
  2. Colocar o cheiro verde, os tomates esmagados, o pimentão cortado em pedacinhos
  3. Quando o tempero estiver bem cozido, acrescente o azeite de oliva a gosto (pelo menos 3 colheres)
  4. Depois acrescenta-se a carne de caranguejo e ferva por 5 minutos
  5. Encha as casquinhas de caranguejo e enfeite-as com folhas de salsa
    Informações Adicionais
  1. Atenção: Não confunda caranguejo com siri. O primeiro é bicho do mangue, coisa em extinção. O segundo é do mar. Se você quer conhecer a casquinha de siri, a receita também está aí. O que não dá para aceitar é a casquinha de caranguejo ou a de siri, que é servida sem a casquinha, em recipientes de louça ou em conchinhas do tipo Vieiras. Rendimento: Para 20 pessoas, se cada um se contentar com uma casquinha, e se o cozinheiro não comeu nenhuma enquanto preparava.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

OS VENTOS DO NORDESTE

Esse ano demorou, mas o vento chegou com com força total. Nos meses de agosto a dezembro os ventos sopram mais forte no nordeste, isso se deve a maior intensidade dos ventos alísios que chegam as regiões litorâneas do Brasil.  
De acordo com site infor escola os ventos alísios são originados do deslocamento das massas de ar quente das zonas de alta (trópicos) para as zonas de baixa pressão (equador).Na região da linha do Equador, devido ao aquecimento constante e quase uniforme é formada uma zona de baixa pressão (chamada de ZCIT – Zona de Convergência Intertropical) para a qual se deslocam os ventos alísios de sudeste, vindos do hemisfério sul, e os ventos alísios de nordeste, vindos do hemisfério norte. 

Neste sentido, o vento costuma a ter mais força nos locais próximos a linha do equador, já que a massa de vento se desloca para a linha. Com isso os estados da região nordeste próximos a linha equador recebe ventos que sopram até 40 km por hora, fazendo do nordeste o melhor pico para a prática do kite surf.

Os estados do Maranhão, Piauí, Ceará estão nas cenas das maiores competições de kite nos últimos anos. O evento é completamente favorável para a prática do esporte e facilita na hora de fazer manobras  por causa de sua força. O Piauí é um dos picos com maior incidência e revela picos (lugares) perfeitos para a prática do esporte.



Por todo o litoral do Piauí há espaço para velejar, alguns com condições perfeitas como é o caso da Praia de Barra Grande e Coqueiro, locais mais frequentados pelos kites surfistas. Além desses locais a praias quase desertas como Maramá e Macapá onde há um baia com águas claras que deixa o visual mais aluciante.

Quem gosta de mais emoção com ondas fortes e irregulares para praticar kitewave, o lugar certo é a praia da Pedra do Sal, onde nessa temporada de vento as ondas ficam maiores e mais fortes, perfeito para quem gosta de adrenalina e manobras radicais com explosão. O Delta do Parnaíba também não deixa a desejar e as pipas no céu deixa o visual sensacional, a ilha dos Poldros é ideal para o velejo já que recebe o vento da parte mais extrema do Delta.


Não é atoa que muitos kites surfistas que correm campeonatos brasileiros e mundiais vem treinar no mar e nos ventos do Piauí, aqui tem uma das mais perfeita condições para evoluir e treinar manobras assim aprender a praticar o esporte.


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Iphan e prefeitura restauram a Casa Grande de Simplício Dias

A Casa Grande de Simplício Dias, um dos prédios de maior valor histórico de Parnaíba, será restaurado a partir desta segunda-feira, 13 de setembro. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada na sexta-feira passada (10) pelo prefeito da cidade e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí, a arquiteta Diva Figueiredo.

Para que o prédio tenha todas as suas características resgatadas ou preservadas, o Iphan vai investir 951 mil, 611 reais e 37 centavos. Segundo a superintendente Diva Figueiredo o trabalho de restauração será minucioso por se tratar de edifício com quase três séculos, apresentando um estilo arquitetônico de época, o que exige muita pesquisa antes de qualquer intervenção.

A título de informação a Casa Grande de Simplicio Dias foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.

Fonte: www.cidadeverde.com

domingo, 12 de setembro de 2010

DICAS DE ETIQUETA NA PRAIA

Viajar é sempre uma experiência, tanto para que viaja, como para os destinos escolhidos na viagem, portanto é comum se deparar com alguns atos que podem não agradar ambos pensando nisso, o Litoral do Piauí passa algumas dicas de como se comportar em alguns lugares, o primeiro é o local mais frequentados por turistas em cidades litorâneas:  A praia.






A praia é uma área pública onde as pessoas se encontra para a pratica do lazer, seja para pegar um bronze, jogar uma bola, correr, praticar esportes terrestres ou aquáticos, beber  cerveja com os amigos ou simplesmente não fazer nada.Então vai as dicas.    


DICAS

  1. Respeite o espaço das demais pessoas e mantenha sua toalha a uma distância do vizinho. Lembre que a areia está em todo lugar, por isso tenha cuidado ao agitar a toalha levando em consideração a direção do vento;
  2. Evite música alta, o som deve ser ambiente para agradar a todos e não provocar poluição sonora
  3. Procure fazer atividades esportivas em locais sem gente, para não atingir ou machucar os frequentadores, caso o espaço seja movimentado tente isolar a área.
  4. Use cangas ou camisetas em lojas e restaurantes.
  5. Respeite os locais onde placas de aviso ex: (atenção proibido o banho, ou área de desovas de tartarugas)
  6. Durante o percuso não joque lixo pela janela, além de poluir o meio ambiente, pode atingir o veículo que estar atrás.
  7. Não jogue lixo na orla da praia e regiões próximas, se não houver locais próprios para o lixo, guarde na bolsa ou em outro local até encontrar o lixeiro.
  8. Não fume cigarro perto de crianças e idosos
  9. Quando for tirar a água salgada em bicas ou chuveiros,use somente o necessário evite desperdiçar água.
  10. Não ande de motos, carros, quadricíclos na orla da praia você acabar pode acabar machucando alguém ou até mesmo se acidentando.
Obs: Estas são algumas dicas para um bom aproveitamento na praia sem causar transtornos para todos os que  gostam de curtir uma ambiente tão agradável como uma praia.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAJU E SEUS DERIVADOS

De aparência exótica, aroma agradável e sabor singular, o caju é uma iguaria perfeita para colorir, perfumar, enriquecer e diversificar pratos da culinária tropical. A referência sensorial e nutricional da faz desta uma das "frutas" nativas de maior potencial para o cultivo sustentável no território brasileiro, juntamente com a castanha.


Porém ao contrário do que muitos pensam, o caju não é um fruto, e sim um pseudofruto, sua polpa de coloração que varia do amarelo ao vermelho, é apenas o receptáculo da castanha de caju, o verdadeiro fruto do cajueiro com um alto valor nutritivo, relacionado, principalmente, ao elevado teor de vitamina C. 

O cajueiro é uma planta rústica e típica de regiões de clima tropical, no nordeste brasileiro ele é encontrado em bastante abundância, a maior época de colheita do caju se dar principalmente nos meses de agosto, setembro e outubro. Por ser uma planta rica em energia e  bastante saborosa ele se deriva na elaboração de diversos produtos como: doces, tortas, sorvetes, sucos e até bebidas. 
Um exemplo de derivado do cajú é a cajuína uma bebida, sem álcool, clarificada e esterilizada, preparada a partir do suco de caju. Com uma cor amarelo-âmbarresultante ela é preparada de maneira artesanal. Por ser uma bebida saborosa e refrescante ela chama atenção de turistas e degustadores de bons drinks, vendido em garrafas de vidro em restaurantes e bares em todo o Piauí, a cajuína é um suco de caju filtrado e clarificado. 

CURIOSIDADES
  • Processo de fabricação da cajuína
Antes de ser comercializada, a cajuína passa por um processo de caramelização dos açúcares do caju, tornando-a mais adocicada que um suco de caju comum.O processo de preparo da cajuína inicia-se com a lavagem de cajus maduros em água corrente. Em seguida, extrai-se o suco da polpa. Adicona-se ao suco gelatina 100% natural para facilitar a separação do suco da polpa do caju. O líquido é decantado para que sejam eliminadas as impurezas. Em seguida, o suco é filtrado em pano de algodão ou feltro. Segue-se o engarrafamento e a pasteurização. A cajuína é então armazenada em local arejado ou guardada na geladeira para ser consumida bem geladinha.

DICAS
Para você fazer um bom drink vai a dica: É simples e fácil Misture uma dose de mangueira (Cachaça típica do Piauí) em uma taça ou copo de cajuína, a mistura doso sabores deixa um gosto agradável a bebida, ótimo para beber com os amigos especialmente em lugares frios.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nossa Senhora das Graças Padroeira de Parnaíba


O feriadão encerrou nesta quarta-feira com a procissão da padroeira da cidade de Parnaíba Nossa Senhora da Mãe Divina Graça. Foi uma semana de festividade na praça de mesmo nome em frente a Matriz, a caminhada em homenagem a santa teve seu fim por volta das 08:00 da noite.


domingo, 5 de setembro de 2010

DELTA KITE TRIP

O maior evento de kite no Delta do Parnaíba teve mais uma edição neste sábado dia 04 de setembro, gente bonita no cenário paradisíaco fez o Delta Kite Trip ser realizado com sucesso total. A ilha dos Poldros foi o lugar escolhido para as sessios (sessão) de kite, que deixou o céu colorido com as pipas no ar, a novidade esse ano foi o slide (Rampa) que proporcionou aos atletas mais opções para realizar as manobras.

Dois barcos da Clip Turismo sairam ás 09:00 da manhã do Portos dos Tatus com Destino a segunda bahia do Delta do Parnaíba na ilha dos Poldros, o visual como sempre não deixou a desejar, com mangues e dunas conservados, água quente e bons ventos para o velejo.Os Dj Gringo e Germano animaram a galera que compareceu ao evento com sets de Hause e Hip-hop deixando a volta mais astral. A Clip turismo, Fly zone e Signature estão de parabéns, a Delta Kite trip superou as expectativas.  




Confira as fotos e a galera que compareceu.