quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESTAÇÃO DE TREM FLORIÓPOLES

A história de um povo muita das vezes se encontra em vestígios e em monumentos históricos. Em Parnaíba boa parte da história ficou registrada em edificações que simbolizam o início da economia do norte do estado, muitas dessas construções se encontram no centro histórico, nas mediações do complexo cultural Porto das Barcas. 
A herança cultural da cidade de Parnaíba está sendo revitalizada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que aos poucos reconstroem locais de importância histórica. Um fato surpresa que poucos devem ter conhecimento é a reviestalização da estação de trem de Floriópoles,  localizada ao posto do centro Parnaíba.
Por muito tempo este local ficou abandonado e nos últimos meses ele foi reformado e é um dos pontos turísticos de Parnaíba mais singular,  por ser afastado, a visitação não é tão freqüente. Para quem não sabe a Estação Floriópoles pertencente a EFCP – Estrada de Ferro Central do Piauí, foi construída na década de 1910, para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba a Luís Correia.

A estação é uma edificação pequena, com planta simples, composta por um único cômodo sobre uma plataforma rampada, possui um trabalho de escaiola nas suas paredes e forro, é uma obra simples porém bastante trabalhada. Quem tiver a oportunidade de visitar vai se surpreender a estação de Floriópolis  é um convite ao passado vale apena conferir. 
LOCAL: POR TRÁS DO CONJUNTO JARDIM VITÓRIA NAS PROXIMIDADES DO AEROPORTO, PARA SE CHEGAR ATÉ LÁ TEM QUE PASSAR PELA PISTA DE CROSS E ENTRAR EM UMA TRILHA QUE LEVA ATÉ O LOCAL.

Um comentário:

  1. Eu estou vendo a ferroviária de Parnaiba entregue ás baratas, até q poderia esse patrimônio ser revitalizado e colocar automotrizes p,ra passeios turístico p,ra Terezina e vice-versa. É pena Terezina não ter atrativo turístico nenhum, pelo menos seria uma viagem de 336 km pela Natureza e influenciaria o comércio de Terezina.

    ResponderExcluir