segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DIA DO PIAUÍ

A princesa do Delta foi uma das primeiras cidades do Norte do estado a fazer o movimento de indepenência do Brasil, antes mesmos das tropas de Simplício Dias, os índios incomodados com a presença dos colonizadores já reagiam contra a ocupação de suas terras e travaram batalhas contra os portugueses. Mandu Ladino líder da tribo tremenbé, foi um dos primieros a brigar pela indenpendencia de suas terras, porém foi não teve êxito nas suas batalhas e foi aniquilado pelos portugueses.
  Anos mais tarde foi a vez de Simplício Dias da Silva, que comandou o movimento de indepência do Piauí em 19 de Outubro de 1822. Parnaíba por ser cidade onde o comércio era efervescente e por possuir gandre influencia da Europa, formou na cabeça dos Parnaíbanos os novos modelos de governo, influenciados pelos movimentos existentes da revolução francesa.
O que houve na verdade foi uma adesão de Parnaíba em relação ao império Português e a província do Piauí, sabendo disso Fidié e suas tropas vieram para o litoral para combater o movimento, contudo não achou ninguém e na sua volta para o Sul do estado foi surpreendido pelos roceiros de Campo Maior onde houve uma das batalhas mais sangrentas do estado.A batalha do Jenipapo
Por esse acontecimento, é comemorada o Aniversário do Estado Piauí, hoje é um dos estado em desenvolvimento econômico do Brasil e um tanto diferente do que era no passado.O Piauí guarda muitos mistérios e muita paisagem conversada, é o estado brasileiro que possui o maior número de Unidades de Conservação, o sítio arqueológico mais antigo do Brasil, o único Delta em mar aberto das Américas e tantos outros atrativos que quem conhece não esquece.
Parabéns Piauí pelo seu dia! e junto com ele o Guia turístico mais prático do Litoral Piauiense completa 01 ano , informando e facilitando a busca de informações turísticas.  
Litoral do Piauí.com 01 ANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário